Ouça ao vivo

Para Jonas, Lula ministro deixa governo insustentável

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, acredita que a nomeação do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil torna insustentável a situação do governo da presidente Dilma Rousseff. Para Jonas, a interpretação de que a decisão ocorreu para proteger o petista ou atrasar as investigações da Operação Lava Jato é inevitável e por isso diz que entende as manifestações da população pelo Brasil.

Ele avalia que a escolha seria justificada se o nome de Luiz Inácio Lula da Silva não estivesse relacionado a suspeitas de irregularidades e prevê que a medida deve agravar ainda mais o panorama do mandato de Dilma. O Chefe do Executivo Municipal lembrou ainda uma frase dita pelo próprio Lula em 1988, quando alegou que “pobres quando roubam vão para cadeia, enquanto ricos viram ministros” e comparou os momentos.

Para o político do PSB, é notório que a afirmação de 28 anos atrás se voltou contra o petista, já que Lula é alvo de apurações e de processos judiciais e não conta com a confiança de grande parte do povo brasileiro. Questionado sobre as condições que a presidente Dilma Rousseff possui para governar, Jonas citou o diálogo telefônico divulgado entre a presidente e o ex-presidente e definiu a gestão atual como insustentável.

O prefeito de Campinas ainda se mostrou favorável a ação protocolada no STF pelo partido dele, o PSB, contra a posse de Lula na Casa Civil. Para a legenda, houve “desvio de finalidade” na indicação dele ao Ministério. Segundo os deputados, a intenção seria impedir que as investigações continuassem sob o comando do juiz federal Sérgio Moro. O petista tomou posse, passa a ter foro privilegiado e deve ser investigado pelo STF.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.