Ouça ao vivo

Prefeitura de Campinas segue exemplo do legislativo e divulga salários dos servidores

Os salários dos trabalhadores de Campinas podem ser acessados pelo site da prefeitura, no Portal da Transparência. A liberação dessas informações aconteceu em meados de fevereiro e já neste mês março causa polêmica, já que para acessar a remuneração dos quase 18 mil funcionários efetivos e comissionados, o usuário precisar informar dados pessoais, inclusive o número do CPF.

A justificativa da administração é dar mais segurança aos trabalhadores, como explica o Diretor de Controle Preventivo da Secretaria de gestão e Controle, Thiago Milani.

Para o sindicato dos servidores, esse modelo não é seguro. O coordenador da entidade, Jadirson Tadeu Cohen argumenta que CPFs falsos podem ser usados. Ele chega a dizer que é uma invasão à privacidade dos trabalhadores.

As empresas municipais e autarquias não estão previstas nesse programa que foi desenvolvido pela IMA, que é a empresa de tecnologia da prefeitura. Apesar disso, elas também terão que divulgar os salários dos trabalhadores, como prevê a Lei de Transparência. A Setec já disponibiliza.

Nós procuramos ainda a Sanasa e a Emdec que chegaram a ser alvos do Ministério Público, devido o número de comissionados.

A Sanasa disse que é uma empresa regida pela Comissão de Valores Mobiliários e que aguardar uma determinação para que isso seja feito.

A Emdec informou que os estudos sobre o modelo adotado para consulta das remunerações dos funcionários estão em fase adiantada. A expectativa é que entre em vigor até o final de março.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.