86% dos empresários não vão investir em 2016. 81% preveem um ano pior ou igual a 2015. Esse dados compõe a pesquisa do Ciesp Campinas, referente ao mês de fevereiro. São os piores índices desde que o levantamento é feito. Ele começou em 2003.
E dessa vez, nós fizemos diferente, sem as fontes oficiais. Fomos ver o impacto do cenário em que esses dados estão inseridos, nas ruas, com cidadãos e consumidores.
A sensação é mesma: João Delana fala das incertezas e da necessidade de cautela neste ano.
A mesma pesquisa do Ciesp aponta que cerca de 30% dos empresários na indústria estão com metade de capacidade ociosa. Isso significa que eles tem maquinário, mas eles não são usados porque não tem demanda, não compensa.
Com Marriá Aguala, nós também conversamos pelas ruas de Campinas. Além de consumidor, ele também é empresário e está inserido nesse cenário ruim. Ele já chegou a demitir. Aliás, em fevereiro, foram 900 demissões na indústria – o 3° pior fevereiro dos últimos 13 anos, segundo Ciesp. Aguala acha que os próximos meses serão ainda piores.
A Maria Angélica Bianzoli vive a mesma realidade dos entrevistados, mas ela que cada um fazendo sua parte, a situação pode melhorar. Ela aposta até nas boas vibrações.
6% dos empresários não vão investir em 2016. 81% preveem um ano pior ou igual a 2015. Esse dados compõe a pesquisa do Ciesp Campinas, referente ao mês de fevereiro. São os piores índices desde que o levantamento é feito. Ele começou em 2003. E dessa vez, nós fizemos diferente, sem as fontes oficiais. Fomos ver o […]