Raiva em morcegos mobiliza Saúde em Barão Geraldo

A confirmação de três casos de raiva em morcegos no início deste ano mobilizou as equipes da Pasta de Saúde de Campinas em Barão Geraldo. A intenção da ação é verificar a cobertura vacinal de cães e gatos do distrito e orientar os moradores e comerciantes de diversos bairros.

Entre eles, Burato, Jardim Independência, Jardim do Sol, Residencial Rio das Pedras, Vila Modesto Fernandes e Residencial Barão do Café. Neste último local, aliás, um dos animais infectados foi encontrado, como diz o coordenador de Controle da Vigilância em Zoonoses, Felipe Vitta.

Segundo ele, os três casos deste ano se somam a outros três do final de 2015 em Barão Geraldo, totalizando seis ocorrências em cinco meses. Ainda de acordo com o veterinário, o problema é que também houve uma confirmação em Paulínia, cidade que fica muito próxima ao distrito.

Com isso, os registros na região chegam a sete e o plano foi feito para não repetir 2014 e 2015, quando animais domésticos foram infectados. O coordenador de Controle da Vigilância em Zoonoses explica que os morcegos encontrados desorientados não devem ser manejados.

Ele pede para que o órgão competente seja acionado e aconselha os moradores para que cães e gatos não tenham contato com esses animais. Enquanto isso, as campanhas de vacinação para cães e gatos em todas as regiões de Campinas já estão marcadas para o mês de junho.

A Prefeitura, no entanto, possui um posto fixo de vacinação que atende em horário comercial na Rua das Sapucaias, 115, na Vila Boa Vista. Já a Unidade de Vigilância de Zoonoses atende nos números 3245-1219 ou 3245-1400. O último caso em humanos em Campinas foi em 1981.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Tem interdição na Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, em Campinas

Campinas vai ter UBS construída com verba federal no Jd. Miriam

Estado de SP confirma 2ª morte por consumo de bebida com metanol

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.