Ouça ao vivo

Rio sobe e desaloja famílias em Capivari

Foto: Leandro Las Casas
Foto: Leandro Las Casas

Os moradores do bairro Moreto, em Capivari, estão apreensivos. A água do rio que deu nome à cidade invadiu as casas na madrugada desta terça-feira e o nível não para de subir por conta da chuva intensa na região. Com média de 80 cm em dias normais, o manancial alcançou 2,14 m às 11h da manhã, o que deixou duas famílias desalojadas e obrigou quem decidiu ficar a erguer os móveis e esperar.

Mas Márcio Pereira está preocupado com a demora dos caminhões prometidos pela Prefeitura. Enquanto vê a cozinha e os quartos inundados, torce por uma trégua da chuva para não perder os móveis. Para Cristóvão Ferreira, o prejuízo pode ser duplo. Dono de um bar, não tem como abrir as portas e fica sem as vendas. O problema é que pode perder produtos e outros bens, já que mora nos fundos do imóvel:

Desde o final da madrugada, o local foi monitorado pela Defesa Civil, que contabilizou 20 casas inundadas em todo o município. A maioria fica no bairro Moreto, de onde as duas famílias foram removidas nesta terça. O coordenador municipal da Defesa Civil, Ricardo Lourenço de Sousa, explica que a decisão de deixar a área é dos moradores e que o número de pessoas desabrigadas deve aumentar por conta da chuva.

Ainda segundo o coordenador do órgão, os caminhões seriam encaminhados ainda nesta terça para fazer o transporte dos móveis. De lá, os desabrigados seriam levados a um ginásio de ginástica olímpica. Caso o espaço fique lotado, outros endereços também estão reservados no Plano de Ação Imediata do município. Além do Moreto, os bairros Juventus, Ribeirão e Nova Aparecida também registraram enchentes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.