Vacina contra H1N1 está em falta em Campinas

A vacina contra H1N1 está em falta em clínicas particulares de Campinas. A reportagem ligou em quatro clínicas neste final março e as respostas foram essas de que está para chegar, mas nenhuma deu certeza de quando chega. O problema relatado por atendentes estaria no laboratório que ainda não liberou as doses. As previsões é que cheguem até os primeiros dias de abril. As doses devem custar em torno de R$ 120.

Isso ocorre num cenário onde só em Campinas foram registrados cinco casos graves de H1N1, além de munícipios da região que já confirmaram a doença, como Americana e Sumaré.

O impacto é na busca por vacinas. Em uma das clínicas, o pediatra Luís Alberto Verri conta a procura cresceu cerca de 40%.

Chegando as doses, com aumento da procura, ainda não dá pra afirmar que a quantidade será suficiente.

No ano passado, Campinas não registrou caso grave de H1N1. O infectologista Francisco Aoki diz que o que pode ter causado os casos da doença neste ano e mesma antecipação da gripe A no estado são as viagens internacionais.

Os sintomas do H1N1 são muito parecidos com a da gripe comum, como febre alta, dor no corpo e garganta, tosse, coriza, sendo que um ponto específico merece atenção: quadros assim podem evoluir para síndrome respiratória aguda, situação de riscos para grupos mais suscetíveis como idosos, grávidas e pacientes com doenças crônicas.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia apura esquema de falsificação após apreender vasilhames em Campinas

Tamanho das famílias encolhe na comparação entre os dois últimos censos em Campinas

Anel Viário é interditado em Valinhos após caminhão pegar fogo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.