Moradores do Taquaral em Campinas convivem há 25 anos com um vizinho que tem o hábito de acumular principalmente entulhos de construção dentro e em frente de sua casa. A residência, que fica próxima à Lagoa do Taquaral, tem o aspecto de uma construção em ruínas. O proprietário realizou várias reformas e modificações nos cômodos, deixando para trás montanhas de concreto, telhas, cimento, panos acumulados dentro da própria casa ou despejados na rua. Os vizinhos, que não querem se identificar, contam que além de acumular o próprio entulho, ele recolhe mais nas ruas e leva para casa.
Na calçada em frente à casa tem ainda uma carcaça de um carro carbonizado, que acumula lixo a céu aberto. Uma moradora conta que chegou a cair na rua ao tropeçar nos entulhos. Ela relata ainda que a Prefeitura tem enviado através da AR3 um trator para remoção do entulho, mas o proprietário muitas vezes não permite. A ameaça cada vez maior do mosquito aedes aegypti tem tirado do o sono da vizinhança.
Os moradores relatam ainda que ele mantém criadouros dentro de casa, acumulando água em recipientes abertos. O proprietário da casa não foi encontrado pela reportagem. A Emdec esclareceu que reclamações sobre veículos sem identificação, carbonizados etc devem ser encaminhadas ao Departamento de Limpeza Urbana para que sejam tomadas as devidas providências.
Esclarece ainda que atua em situações onde Veículos abandonados tenham possibilidade de identificação. Nesse caso, a Emdec notifica o proprietário, para que o veículo seja retirado em até cinco dias. No caso de não haver providências por parte do proprietário dentro do prazo legal, é providenciada a remoção do veículo de acordo com o cronograma de operação da empresa.
A Vigilância em Saúde Leste garantiu que vai manter o acompanhamento do caso com vistorias constantes, de maneira a inviabilizar criadouros do aedes aegypti. Garantiu que dentro da casa não há acumulo de água e entulho no momento, já que o proprietário permitiu a limpeza do local. Na parte exterior, a limpeza também foi realizada em parceria com a AR 3, só faltando a remoção da carcaça do carro, agendada para ser feita pelo DLU nessa quinta-feira.