
A chuva registrada no início de março em Campinas deixou o bairro Piracambaia, em Barão Geraldo alagado, com pontos sem acesso devido o nível da água. Passados mais de um mês, a situação ainda não se normalizou. Moradores próximos aos dois lagos do local ainda precisam assistência da Sanasa, já que poços artesianos foram contaminados. Desde o final de março, cinco famílias recebem caminhão pipa semanalmente. É o caso de Claudionor dos Santos. Ele chegou a perder móveis e teve que contar com doações.
O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, diz que a região do Piracambaia é emblemática. Já houve remoção de famílias, mas algumas acabaram retornando. Ao todo, a Sanasa atendeu 34 ocorrências, principalmente no entorno dos lagos desta área e permanece o monitoramento.
A chuva mais expressiva no bairro ocorreu em 11 de março. A reportagem esteve no Piracambaia neste dia 14 de abril. Além dos problemas para famílias, o acesso ao bairro ficou ainda mais prejudicado já que são de terra e há pontos praticamente intransitáveis.