Até novembro, a Emdec vai extinguir a circulação de dinheiro nos ônibus de Campinas. O Secretário de Transportes, Carlos Barreiro, destaca que a medida visa mais segurança e modernidade.
Sem a circulação de dinheiro nos ônibus, os passageiros poderão comprar as passagens terminais de auto atendimento que serão instalados em pontos estratégicos da cidade. No caso do uso desses equipamentos a compra só poderá ser feita por cartão de crédito e débito.
Quem for pagar em dinheiro terá que comprar nos postos da Transurc, por exemplo, dentro dos terminais.
Ao todo, são 20 terminais, conhecidos como ATMs. Esses aparelhos foram adquiridos pela Transurc e concessionárias do transporte municipal. Paulo Barddal, que é responsável pela comunicação, diz que os testes já começaram na cidade.
O Secretário de Transportes diz que esses equipamentos serão suficientes num primeiro momento, diante da demanda no transporte público.
A instalação dos terminais foi uma das sugestões do Ministério público do Trabalho para o fim da circulação do dinheiro nos ônibus de Campinas. O MPT questionava a situação do transporte, diante da dupla função exercida por motoristas, após a extinção da função de cobrador. O prazo de 180 dias, contado a partir de 1° maio, foi estabelecido em acordo entre o Ministério e a Emdec.