A forma pedagógica utilizada pela Associação Douglas Andreani, que ensina 620 crianças de 2,5 anos até seis anos de idade em tempo integral no bairro Monte Cristo, está servindo de exemplo para uma comitiva da cidade de Fortaleza no Ceará que desembarcou no início desta semana em Campinas. Ela é formada por representantes do governo municipal, ministério público e educação. Eles vieram com o intuito de conhecer a metodologia e aplica-la nas creches da capital cearense. O secretário de educação de Fortaleza, Jaime Cavalcante de Albuquerque, se mostrou surpreso e satisfeito com o que encontrou. Para ele essa forma de ensinar ajuda na formação de um cidadão mais consciente.
A ADA se baseia em valores para atuar na formação de valores das crianças, como explica o professor Carlos Sebastião Andreani, responsável pelo projeto pedagógico da associação.
A forma de ensino surpreendeu também educadores cearenses que conheceram o projeto, como Simone Calandrini. Para ela levar esse tipo de prática interfere direta e positivamente na formação de uma criança.
A escola atua há mais de dez anos na cidade atendendo crianças não só do bairro monte Cristo, mas também do parque Oziel e Jardim Fernanda. No ano passado correu o risco de fechar, com a fala de repasses de verba da prefeitura que paga salários de funcionários, impostos sobre a folha de pagamento, material pedagógico e material para limpeza. Fica sob a responsabilidade da creche as despesas como água, luz, telefone e gás de cozinha, utilizado para preparo da alimentação dos alunos, além de manutenção predial.