Ouça ao vivo

HC da Unicamp reabre PS pediátrico, mas UTI segue fechada

O pronto-socorro infantil do Hospital de Clínicas da Unicamp voltou a receber novos casos na manhã desta segunda-feira depois de quatro dias fechado. A UTI pediátrica do local, no entanto, continua lotada e com o atendimento suspenso.

O HC atribuiu a medida à segurança dos pacientes internados, já que a ala pediátrica opera desde o dia 31 de março no limite da capacidade. Por conta disso, outras unidades, como Celso Pierro e Ouro Verde, tiveram reflexo no movimento.

Antes da reabertura na Unicamp, pais e responsáveis enfrentaram demora no PS das duas unidades e a espera chegou até cinco horas. É o que relatam Albano Araújo e Maria do Socorro, que passaram grade parte da manhã no Ouro Verde.

No Hospital Celso Pierro, a situação era parecida até às 11 da manhã. Bruno Felipe chegou com o filho às 9, mas via o tempo passar sem saber quando seria finalmente atendido. Para ele, o local sentiu o impacto da suspensão na Unicamp.

Simone Heloísa também notou o acréscimo no movimento, mas diz que a demora na unidade é comum e passa de três horas. Ela conta que dificilmente sai do hospital antes do meio-dia quando procura atendimento no local durante a manhã.

A situação do HC se agravou depois que a enfermaria infantil registrou oito crianças com suporte de ventilação mecânica. Já a UTI pediátrica, com limite para 10 pacientes, atende 12, mas espera reduzir o número.

A expectativa é de que dois leitos na Unidade de Terapia Intensiva sejam liberados e que, com isso, o local também seja reaberto para novos pacientes. Enquanto isso, a orientação é para que o Samu não encaminhasse pacientes graves.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.