CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Justiça de Campinas garante desfecho feliz para cães resgatados por maus-tratos

Um desfecho vitorioso para quem luta pela causa animal. A decisão do Juiz José Evandro Melo, da 4ª Vara Criminal do Foro Regional de Vila Mimosa de Campinas, foi favorável

Justiça de Campinas garante desfecho feliz para cães resgatados por maus-tratos
Valéria Hein

Um desfecho vitorioso para quem luta pela causa animal.  A decisão do Juiz José Evandro Melo, da 4ª Vara Criminal do Foro Regional de Vila Mimosa de Campinas, foi favorável à  OperaCão, responsável pelo resgate de oito cães, que corriam o risco de voltarem para o antigo dono, que os mantinha em condições de sofrimento. Para a advogada que cuida do caso, Angélica Soares, a decisão foi um alívio e uma grande vitória, após quase um ano de buscas de provas para comprovar os maus-tratos.

Os cachorrinhos das raças Spitz e Lhasa Apso foram resgatados em maio de 2015, após terem sido encontrados pela Guarda Municipal, que ao constatarem as péssimas condições em que vivam, foram autorizados pela Justiça a retirarem os animais do local. O antigo dono, que entrou na Justiça para ter os cães de volta, utilizava os animais para reprodução e venda de filhotes e os mantinha em um canil clandestino, engaiolados. A advogada que cuida do caso, Angélica Soares, conta que os cães foram encontrados sem dentes, com doenças de pele, muito sujos e com problemas psicológicos e de visão por terem passado a vida toda confinados sem ver a luz do sol, entre outros abusos.

Uma das fêmeas Spitz, que é uma raça de cães frágeis de pequeno porte, precisou passar por cirurgia, por causa de infecções na bexiga e nos rins. De acordo com Angélica, o Juiz determinou que os cães sejam encaminhados a Ongs com no mínimo 70 km de distância de Campinas, para que fiquem  bem longe do antigo dono. Os animais ainda estão se recuperando do trauma vivido durante anos de confinamento e maus-tratos e alguns vão precisar de tratamento para o resto da vida por terem adquirido doenças crônicas.

Conteúdos