Ouça ao vivo

Motorista do Uber e taxistas se envolvem em confusão em Campinas

Taxistas e um motorista do Uber se envolveram em uma confusão na noite de ontem em campinas. O problema teria começado no final da tarde, no distrito de Barão Geraldo. A versão contada pelo motorista do Uber à polícia é que, após iniciar o transporte de um passageiro, ele teria sido perseguido por dois taxistas, que teriam o ameaçado, e por isso, ao avistar um policial, o motorista do Uber encostou, e relatou o que se passava.

O caso foi parar no 4º Distrito Policial, no Taquaral, e vários taxistas compareceram ao local, chegando a haver confusão, e necessidade do uso do spray de pimenta pela PM.Os taxistas negam as ameaças, e o Presidente do Sindicato dos Taxistas de Campinas, Jorge França, afirmou que foram vários motoristas do Uber que cercaram o taxista envolvido no caso, e queriam agredi-lo.

A Emdec trata o Uber como uma mobilidade de transporte irregular, baseando-se em uma lei municipal de 2010. Esta lei define como clandestino o transporte individual de passageiros que concorra com serviço de táxi dentro dos limites do município, e seja realizado sem a autorização da Emdec. Por isso, e está multando e apreendendo os veículos flagrados realizando este tipo de transporte. A multa é de pouco mais de R$3.100,00, e a liberação do carro só ocorre após o pagamento deste valor mais taxas e despesas de remoção e estadia.

Em nota enviada pela Assessoria de Imprensa, a Uber defende que os usuários têm o direito de escolher o modo como desejam se movimentar pela cidade e que os motoristas parceiros têm que ter seus direitos constitucionais de trabalhar (exercício da livre iniciativa e liberdade do exercício profissional) preservados.

Quanto à legalidade da Uber, a empresa contesta a interpretação da Emdec sobre a Lei Municipal, e cita o 3o artigo da Política Nacional de Mobilidade Urbana – PNMU (Lei Federal 12.587/2012) que delimita os tipos de serviço de transportes são permitidos no Brasil, citando que nele consta o transporte individual privado, que seria o de serviço de transporte realizado pelos motoristas parceiros da Uber, e também cita uma fala da Ministra do STJ, Nancy Andrighi, que explica que as tentativas municipais de proibir os serviços prestados pelos motoristas parceiros da Uber são inconstitucionais.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.