Ouça ao vivo

Para secretário, fechamento de UTI pediátrica no HC poderia ser evitado

A UTI pediátrica do Hospital de Clínicas da Unicamp em Campinas está fechada por tempo indeterminado devido à superlotação. A medida, segundo o hospital, foi necessária para que o tratamento dos 12 pacientes internados seja mantido da melhor forma.

Mas para o secretário municipal de Saúde, Cármino de Souza, a decisão poderia ser evitada. Para ele, faltou diálogo com a Prefeitura. Cármino se disse constrangido com o anúncio e alegou que o fechamento poderia ser evitado se houvesse uma comunicação prévia.

Ainda segundo o responsável pela Pasta, se somados todos os hospitais, o número de leitos pediátricos de UTI pode chegar a 35. Por isso, defende a interação entre as unidades e tranquiliza a população sobre o início do período de doenças respiratórias.

Apesar de afirmar que a medida tomada poderia ter sido melhor trabalhada, Cármino disse entender a decisão do HC. Com capacidade para 10 leitos, a UTI pediátrica teve o número ampliado para 12 recentemente, mas mesmo assim chegou ao limite.

O chefe da urgência e emergência pediátrica, doutor Emílio Baracat, explica que a demanda não tem relação com a circulação viral. Não há uma data exata para a reabertura da unidade, mas a liberação só deve ocorrer quando pelo menos dois leitos forem desocupados.

Enquanto isso, a recomendação é para que os pais e responsáveis procurem atendimento infantil em unidades primárias locais. Procurado para se posicionar sobre as falas do secretário, o HC da Unicamp não enviou resposta até o fechamento desta reportagem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.