Nesta quinta-feira (12/05), estudantes em greve da Unicamp fizeram piquete em várias faculdades e a ocupação ao prédio de reitoria foi mantida.
Eles protestam contra o corte de verbas de R$ 40 milhões anunciado pela Universidade Estadual de Campinas, além de reivindicarem cotas étnico-raciais, aumento da moradia estudantil e serem contrários ao processo de impeachment da presidente Dilma, que chamam de golpe.
Eles ocuparam o local na noite de terça-feira e desde então não deram entrevistas. Uma coletiva de imprensa está prevista para acontecer nesta sexta-feira, com os estudantes. Até esse momento, eles informaram que a adesão à greve ocorre principalmente de alunos da área de humanas.
Em nota, a Unicamp informou que todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão funcionam normalmente no campus. Sobre os funcionários que atuam no prédio da reitoria, disse que eles passaram a trabalhar em outros espaços e desenvolvem suas atividades normalmente. Sobre a pauta de reivindicação, a Unicamp afirma que a reitoria mantem-se aberta a negociações com os manifestantes.