Ouça ao vivo

Estudantes ocupam reitoria da Unicamp em protesto contra corte de verbas

Foto: Valéria Hein
Foto: Valéria Hein
Foto: Valéria Hein

Estudantes ocuparam o prédio da reitoria da Unicamp em protesto contra o corte de verbas de R$ 40 milhões anunciado pela Universidade. Eles também reivindicam cotas étnico-raciais, aumento da moradia estudantil e se manifestam contra o que eles chamam de “golpe” que no caso seria o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Também anunciaram greve geral de estudantes, alegando que três institutos teriam aderido. O de Artes, Educação e IFCH. O grupo teria invadido o local arrombando uma das portas. Eles usam colchões e cobertores e foram colocados faixas e cartazes nas portas, numa lacração simbólica.

Os estudantes escondem os rostos com blusas e panos e não quiseram gravar entrevista na manhã dessa quarta-feira.  Nas redes sociais, os estudantes publicaram um vídeo na hora da ocupação do prédio com pessoas gritando “ocupa tudo”. Não há previsão de quando o prédio será desocupado. Na semana passada os Estudantes da Unicamp em Campinas ocuparam a Faculdade de Educação na noite do dia 4 de maio para protestar contra os mesmos motivos. O prédio foi desocupado dois dias depois.

A reitoria da Unicamp informou em nota que foi surpreendida por volta das 23h00 dessa terça-feira com a ocupação de suas instalações que incluem as pró-reitorias no campus de Campinas. Afirma desconhecer a motivação do ato, ocorrido sem qualquer reivindicação prévia por parte dos manifestantes. Informa que nesse momento a administração central avalia o quadro a fim de tomar as medidas cabíveis. Esclarece ainda que todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão estão funcionando normalmente.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.