Ouça ao vivo

Funcionários da Unicamp entram em greve por tempo indeterminado

Foto: Leandro Las Casas
Foto: Leandro Las Casas
Foto: Leandro Las Casas

Os funcionários da Unicamp entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira. A decisão é justificada pela categoria devido ao baixo reajuste oferecido pela reitoria.

A proposta foi de 3% de aumento e está abaixo dos mais de 12% reivindicados. Quem explica é o coordenador do sindicato dos trabalhadores da Unicamp, Antônio Alves Neto.

Segundo ele, além de não agradar, o pagamento não estaria garantido, caso fosse aceito. Além disso, o movimento também é contra cortes previstos pelo reitor.

Com isso, diversos setores paralisaram as atividades, o que afetou muitos serviços administrativos. Em grande parte dos prédios os acessos foram fechados e os servidores não conseguiram entrar.

Os trabalhadores se concentraram na Praça das Bandeiras, em frente à reitoria com faixas e carros de som. Além dos piquetes, uma reunião com docentes e estudantes está programada.

Na semana passada, os professores já haviam declarado apoio aos atos desta segunda. Uma assembleia na próxima quarta deve decidir se eles também vão deflagrar greve.

Já os estudantes permanecem na reitoria. Eles ocuparam o local no último dia 11 e também reclamam dos cortes previstos na Unicamp. Atos conjuntos dos estudantes e servidores podem acontecer.

Em nota, a Unicamp informou que as atividades na área de saúde funcionaram normalmente, assim como na maior parte das unidades de ensino e pesquisa.

No comunicado, a instituição alega que o STU impediu de forma intimidatória a entrada dos funcionários em alguns órgãos da administração central. Por fim, diz que as negociações serão retomadas no dia 30 na Cruesp.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.