Ouça ao vivo

Apesar do frio, busca por albergues em Campinas é menor

Com essas temperaturas baixas e sensação térmica negativa, a preocupação com quem mora na rua fica ainda maior. No caso de Campinas, um dado chama atenção e traz alerta – essas pessoas têm buscado menos os albergues da prefeitura, como comenta a coordenadora do programa População Adulta em Situação de Rua, Ester Soeiro.

O jeito é reforçar o atendimento onde eles estão. Desde maio, 2500 cobertores forem entregues.

Nos albergues, há regras e não é permitido o consumo de bebidas alcoolicas ou entorpecentes.

Com essas pessoas buscando menos os abrigos, tem gente que deixa a temperatura mais quentinha de casa para levar um pouco de conforto para esses moradores de rua. É o caso de Bruno Dante que é um dos coordenadores do “Entrega por Campinas”. Eles fazem o atendimento a partir da meia-noite.

O projeto já existia em São Paulo e há quase um ano está cidade, com cerca de 80 pessoas se mobilizando a cada ação e entregando kits com itens para espantar o frio, a fome e garantir a higiene.

Bruno conta que o frio é ainda mais intenso nas calçadas e vias da região central.

Diego Vedovato Fortuna é de Campinas e visitou cerca de 350 cidades no mundo conversando com moradores de rua. Ele destaca a fragilidade da saúde deles e no caso de Campinas, com o frio, o consumo do álcool.

Vedovato conta em um livro a história desses moradores de rua que conheceu nas viagens, com o destaque também para as políticas públicas em cada país.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.