Ouça ao vivo

Pai de prefeito e empresários de Indaiatuba são presos em operação do Gaeco

O pai do prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira do PMDB, foi preso na manhã desta quarta-feira, durante operação do Gaeco, com apoio da Polícia Militar.

Além dele, outros quatro empresários foram presos preventivamente, entre eles o presidente da construtora Jacitara, Josué Eraldo da Silva, um outro empresário e duas empresárias da Incorporada Bela Vista, uma delas era funcionária da prefeitura.

O prefeito que está licenciado do cargo também é denunciado, mas por ter foro privilegiado, o caso dele corre pelo Tribunal de Justiça. Em outubro de 2015, nesse mesmo inquérito, foram apreendidos cerca de R$ 1,5 milhão na casa do chefe do executivo.

As investigações são em torno de um suposto esquema de compra e venda de terrenos que seriam desapropriados pela prefeitura e comercializados a um valor maior que o de mercado. O promotor de Indaiatuba, Michel Romano, conta que o valor de um espaço específico chamou atenção – foram mais de R$ 10 milhões. O esquema teria ocorrido entre julho de 2013 e outubro de 2015.

Os presos são acusados da prática dos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e desvio de verba pública.

Sobre a situação do prefeito Reinaldo Nogueira, o promotor Michel Romano explica que está a cargo da Procuradoria e corre pelo TJ, responsáveis pela análise, inclusive, da necessidade de prisão preventiva dele.

O Ministério Público não detalhou qual seria o envolvimento dos presos e do prefeito, porque o caso está em segredo de justiça.

A CBN não conseguiu contato com o prefeito Reinaldo Nogueira que está licenciado do cargo por questões políticas.

A empresa Jacitara, por nota, disse que ainda busca informações a respeito dos fatos envolvendo o presidente, Josué Eraldo da Silva, que acredita na justiça e que é maior interessada nos esclarecimentos do fato. Informou ainda que todas as atividades e obras da construtora continuam normalmente.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.