Pais e responsáveis de alunos das escolas municipais de Campinas fazem uma série de protestos nesta sexta-feira.
Os atos são contra a falta de limpeza e segurança que tem causado o fechamento de unidades em diversos bairros. Uma dessas manifestações travou o sentido centro da Avenida das Amoreiras e obrigou a Emdec a desviar o trânsito.
O corredor de ônibus chegou a ser liberado para os carros e ruas da região também foram usadas. Houve muita lentidão. A mobilização foi feita por cerca de 50 pais e responsáveis de alunos da Escola Municipal Violeta Dória Lins, no bairro Vila Rica.
A concentração começou no cruzamento da Amoreiras com a Avenida Ana Beatriz Bierrembach por volta das 8h. De lá, eles seguiram em passeata até o cruzamento com a rua Dante Alighieri, onde ficaram por cerca de 10 minutos. Neste local, o corredor de ônibus também foi fechado e houve bate-boca entre manifestantes e passageiros. Depois disso, eles ainda fecharam o cruzamento da Amoreiras com a Rua Jacy Teixeira Camargo, na altura da Rodovia Anhanguera.
A ideia do grupo é encerrar o ato nas escadarias da Prefeitura. Além da Emdec, a Guarda Municipal e a PM acompanham o trajeto.