As passagens de ônibus intermunicipais serão reajustadas a partir do dia 5 de julho. O percentual de 9,56% tem como base o aumento dos custos. Além da variação do diesel, que teve aumento de 10,28%, o incremento de 9,33% nos salários dos trabalhadores também foi levado em conta.
Sem saber ainda da mudança, quem comprava bilhetes na rodoviária de Campinas ficou surpreso e não teve outra escolha a não ser lamentar. Foi o caso de José Rodrigues, que pagou mais de 29 reais por uma viagem com destino à capital paulista e terá que pagar agora mais de 32.
Entre os destinos mais procurados dentro do estado, a passagem de São José dos Campos, por exemplo, vai passar de 47 para cerca de 52 reais. Para a região do ABC, os preços devem chegar a cerca de 40 reais, o que desanima Adam Vinícius, que costuma viajar por todo o estado.
Outra causa do acréscimo é o aumento do preço dos ônibus suburbanos e rodoviários novos, que subiram 16,23% e 22,32% respectivamente. Antes do reajuste, os passageiros que viajam com frequência podem comprar seus bilhetes, que têm validade de 12 meses.