RMC tem média de quase dois estupros por dia

Nos quatro primeiros meses deste ano, a Região Metropolitana de Campinas teve uma média de quase dois estupros por dia. Foram 230 boletins de ocorrência registrados, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Campinas é a cidade com mais ocorrências deste tipo, foram 99 de janeiro a abril de 2016. A maioria dos casos é de estupros de vulneráveis, como explica a delegada titular da Delegacia da Mulher, Lícia Couto Cordeiro.

Em maio foram 11 estupros de vulneráveis registrados em Campinas. Dois casos foram de autores desconhecidos que forçaram mulheres a fazer o que não queriam. A delegada destaca o trauma da pessoa que passa por essa situação.

Em abril, a reportagem conversou com uma mulher que teria sido vítima de estupro dentro de um ônibus do transporte público de Campinas e ela relatou exatamente esse medo. O trauma, o medo, a insegurança fazem muitas mulheres não denunciarem a situação.

Além disso, ainda enfrentam a dificuldade de ir à única DDM de Campinas.

A delegada da DDM, Lícia Couto Cordeiro, concorda que uma segunda delegacia especializada  seria importante para a cidade. A promessa da 2° DDM é antiga. A expectativa agora é que fique pronta até o final do ano.

Campinas tem o projeto Luminar do Caism da Unicamp que presta atendimento as vítimas de estupro de forma multidisciplinar, com assistência na saúde e essa amparo no âmbito criminal.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.