A justiça eleitoral realizou, nesta quinta-feira, uma reunião com representantes de partidos políticos, advogados e juízes eleitorais com o objetivo de orientá-los com relação à propaganda eleitoral, prestação de contas e registro de candidaturas. O encontro foi realizado no auditório da Cidade Judiciária, em Campinas.
Estiveram presentes na reunião 31 dos 33 partidos políticos com registro em Campinas. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, existem hoje 35 partidos políticos registrados no país.
O juiz eleitoral da zona 379, Renato Siqueira De Pretto, que é responsável pela propaganda eleitoral, citou algumas alterações para esse ano.
Estão proibidos, portanto, outdoors e aqueles cavaletes que eram colocados às dezenas nos canteiros centrais das avenidas da cidade. Não é permitido também espalhar folhetos nas ruas no dia das eleições, nem mesmo jogá-los às vésperas da data.
O período da propaganda eleitoral também mudou e acabou ficando mais curto. Será permitido a partir de 16 de agosto. Para o diretor da Cidade Judiciária de Campinas, Luiz Alves Torrano as mudanças não vão prejudicar aqueles que são candidatos pela primeira vez já que, para ele, a candidatura já pressupõe um conhecimento dele por parte da comunidade.
Um fator bastante importante também é com relação a prestação de contas dos candidatos. A juíza eleitoral da zona 274, Lissandra Reis Ceccon, comentou a importância desse quesito.
O primeiro turno das eleições municipais acontece dia 02 de outubro e, em caso de segundo turno, no dia 30 também do mês de outubro.