Campinas completa 242 anos nessa quinta-feira com uma solenidade na Lagoa do Taquaral, com a presença de autoridades e homenageados. O prefeito de Campinas Jonas Donizatte destaca a homenagem aos profissionais que auxiliaram na reconstrução das áreas afetadas pela microexplosão da madrugada do dia 5 de Junho: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cepagri, Defesa Civil, CPFL, Emdec e voluntários.
O morador homenageado é o caminhoneiro Sérgio Condotta, que disponibilizou sua pá-carregadeira, uma máquina usada para serviço pesado. Ainda entre os homenageados, Ana Á’Villa, do Cepagri, que participou das discussões técnico-meteorológicas, e representantes da Emdec, Defesa Civil, e funcionalismo público.
A Homenagem à CPFL foi representada pelo eletricista, Edilson da Cruz, que fala do esforço para restabelecer a energia na cidade, lembrando que 1.300 árvores caíram, muitas em cima da rede elétrica. Sidnei Furtado, coordenador regional da defesa civil, lembra que um dia antes da ocorrência do fenômeno foi organizada pelo órgão uma reunião sobre como agir em situações de eventos climáticos extremos.
Além dos homenageados, a solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, como o Diretor Presidente do Ciesp Campinas, José Nunes Filho, que aposta numa retomada do setor da indústria na cidade. Os prejuízos com o fenômeno meteorológico que atingiu Campinas superaram os R$ 13,5 milhões. Mais da metade dos prejuízos se concentrou nas áreas do Taquaral, Sousas e do Shopping Galleria.