Ouça ao vivo

Preso há um mês, Reinaldo Nogueira consta no Executivo como prefeito em férias

Prefeito Reinaldo Nogueira foi preso por acusado de corrupção (Foto: Henrique Bueno)

Para o Executivo, Reinaldo Nogueira, prefeito de Indaiatuba, está de férias até setembro. Nesse período, é ele, o vice Antônio Carlos Pinheiro que é o prefeito em exercício e garante que sem Reinaldo, a cidade é administrada normalmente.

Na prática, no entanto, Reinaldo Nogueira está preso há cerca de um mês, no presídio de segurança máxima de Tremembé. Ele já teve pedido de habeas corpus negado pela justiça. O mérito de um deles está previsto para ser julgado em agosto, devido o recesso.

Em 23 de junho, o promotor José Augusto Baglio, explicava a decisão do TJ pela prisão preventiva. E no mesmo dia, chegando à Seccional, Reinaldo dizia não saber o que estava acontecendo.

As falas de Reinaldo Nogueira não param por ai. De dentro da Seccional, ele chegou a gravar um vídeo, que é investigado pelo Ministério Público. Já houve depoimentos e o MP espera responsabilizar os envolvidos já que prática é criminosa.

O caso corria em segredo de justiça. Apenas seis dias após a prisão houve a quebra e o promotor Carlos Ayres, pode detalhar que Reinaldo Nogueira seria o chefe de um esquema de corrupção em desapropriações, envolvendo a empresa Jacitara. O esquema renderia milhões.

Em outubro do ano passado, cerca de R$ 1,5 milhão foram apreendidos na casa do prefeito de Indaiatuba e a suspeita é de que fosse proveniente das desapropriações. Na ocasião, Reinaldo Nogueira, negou. Chegou a dizer que o pai tinha pedido para guardar momentaneamente o valor.

Leonício Lopes Cruz, pai de Reinaldo, também foi preso, um dia antes da prisão do prefeito de Indaiatuba. Dois empresários e duas mulheres que seriam “laranjas” no esquema também foram detidos na ação que teve apoio da Polícia Militar.

Passado cerca de um mês da operação que resultou nas prisões, apenas as mulheres respondem em liberdade.

Nós entramos em contato com os promotores do caso. Eles ressaltaram a importância das manutenções das prisões, diante de novas investigações – elas não foram detalhadas.

Ainda não há uma previsão de quando as audiências com réus vão ocorrer.

Entramos em contato com o advogado de Reinaldo Nogueira, José Luís Oliveira Lima, mas ele não retornou a solicitação.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.