Programa integra população e órgãos de segurança para prevenção de crimes

Mudanças de hábito, conversa entre vizinhos e uma proximidade com os órgãos de segurança pública podem ter efetividade na redução de alguns crimes, envolvendo principalmente residências.

A constatação é da Polícia Militar e Conselhos de Moradores. Em Campinas, bairros que contam com o programa “Vizinhança Solidária” têm percebido uma redução nos furtos, por exemplo. Isso ocorreu no Parque Imperador, Taquaral, Alphaville e Jardim Madalena.

O que mudou, foi que os moradores passaram a ter reuniões com o Conseg, vizinhança, policias militar e civil, além de representantes da prefeitura. Uma vez por mês, a segurança entra em pauta e se tomam medidas necessárias, seja na questão de serviços públicos como iluminação, ações particulares como instalação de câmeras ou reforços da PM.

Com isso, os moradores ganharam instrução e instrumentos do dia-a-dia passaram a ser úteis, caso do WhatsApp. O capitão da PM, Márcio Massarente, que coordena as ações na 2° Companhia do 8° Batalhão dá um exemplo.

Ao todo, nessa área, nove bairros contam com o projeto, sendo o mais recente, o Carlos Gomes, que marca como uma expansão para áreas rurais. O capitão Massarente fala da dificuldade de mapeamento nesse espaço, reforçando a necessidade dos registros de boletim de ocorrência.

Joaquim Silveira é tutor do programa no Carlos Gomes. Desde o início de junho, já tem percebido uma aceitação positiva dos moradores.

A primeira região a aderir foi a da Conseg Taquaral, em 2015. Nela, os casos de roubos e furtos  caíram cerca de 40% se comparar primeiros meses do ano passado com o deste ano, segundo levantamento da Polícia Militar.  Luiz Roberto Gomes que é vice presidente do Conseg diz que o reflexo é uma adesão cada vez maior dos moradores.

A “Vizinhança Solidária” é um programa voluntário da Secretaria de Segurança Pública do Estado, com foco na prevenção dos crimes.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia conclui inquérito da morte de jovem em motel de Indaiatuba sem indiciamento

Câmara de Campinas aprova criação do PIDS em Barão Geraldo; entenda mais

Paralisação surpresa afeta transporte público em Campinas nesta manhã

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.