Ouça ao vivo

Programa integra população e órgãos de segurança para prevenção de crimes

Mudanças de hábito, conversa entre vizinhos e uma proximidade com os órgãos de segurança pública podem ter efetividade na redução de alguns crimes, envolvendo principalmente residências.

A constatação é da Polícia Militar e Conselhos de Moradores. Em Campinas, bairros que contam com o programa “Vizinhança Solidária” têm percebido uma redução nos furtos, por exemplo. Isso ocorreu no Parque Imperador, Taquaral, Alphaville e Jardim Madalena.

O que mudou, foi que os moradores passaram a ter reuniões com o Conseg, vizinhança, policias militar e civil, além de representantes da prefeitura. Uma vez por mês, a segurança entra em pauta e se tomam medidas necessárias, seja na questão de serviços públicos como iluminação, ações particulares como instalação de câmeras ou reforços da PM.

Com isso, os moradores ganharam instrução e instrumentos do dia-a-dia passaram a ser úteis, caso do WhatsApp. O capitão da PM, Márcio Massarente, que coordena as ações na 2° Companhia do 8° Batalhão dá um exemplo.

Ao todo, nessa área, nove bairros contam com o projeto, sendo o mais recente, o Carlos Gomes, que marca como uma expansão para áreas rurais. O capitão Massarente fala da dificuldade de mapeamento nesse espaço, reforçando a necessidade dos registros de boletim de ocorrência.

Joaquim Silveira é tutor do programa no Carlos Gomes. Desde o início de junho, já tem percebido uma aceitação positiva dos moradores.

A primeira região a aderir foi a da Conseg Taquaral, em 2015. Nela, os casos de roubos e furtos  caíram cerca de 40% se comparar primeiros meses do ano passado com o deste ano, segundo levantamento da Polícia Militar.  Luiz Roberto Gomes que é vice presidente do Conseg diz que o reflexo é uma adesão cada vez maior dos moradores.

A “Vizinhança Solidária” é um programa voluntário da Secretaria de Segurança Pública do Estado, com foco na prevenção dos crimes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.