Os alunos do Diretório Central dos estudantes da Unicamp invadiram a sala onde acontecia o depoimento do estudante Guilherme Montenegro à comissão disciplinar da universidade, na tarde desta quarta-feira. Por conta disso, o advogado que representa o professor de matemática Sergei Popov, Affonso Pinheiro, se retirou do local e informou que seu cliente não compareceria na audiência marcada na sequência do universitário.
A comissão disciplinar investiga o episódio envolvendo aluno e professor, registrado durante a greve estudantil. Um vídeo que circulou na Internet mostra o professor de matemática tentando ministrar uma aula, mas foi impedido pelo universitário. De acordo com o advogado Affonso Pinheiro, não havia condições para que o professor pudesse prestar esclarecimentos em relação ao episódio.
Mesmo com as manifestações dos estudantes, que contavam com o apoio de um carro de som e instrumentos musicais, o aluno Guilherme Montenegro foi ouvido pela comissão disciplinar. Ele disse que aproveitou o momento para detalhar o episódio e criticou o prejulgamento baseado apenas no vídeo de pouco mais de um minuto exposto nas redes sociais.
A Unicamp informou por nota que a comissão terá 20 dias para concluir o trabalho, mas esse prazo é prorrogável caso haja necessidade de prolongar a apuração. Nessa primeira fase o objetivo é a coleta de provas. Em relação ao depoimento do professor Serguei Popov que acabou cancelado, a comissão deverá marcar uma nova data para que ele possa ser ouvido. A Unicamp reiterou ainda que tomará todas as providências para resguardar os direitos e a segurança dos envolvidos.
