A Emdec tem implementado de forma gradual as faixas exclusivas para ônibus em varias vias de Campinas. Em algumas, elas são permanentes mas, em outras, funcionam das 6h às 8h e das 16h às 19h.
Na avenida Campos Sales, já passou a valer a faixa exclusiva do lado esquerdo nos horários pré-estabelecidos. Com isso, a via passa a ter duas faixas exclusivas; uma de cada lado.
O Professor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, Diógenes Cortijo Costa apoiou a criação das faixas no município dizendo acreditar que a medida colabora, de forma efetiva, na melhoria do transporte. Ele estranhou, porém, a Campos Sales ter uma faixa exclusiva de cada lado.
Ele ressaltou que, no início, pode acabar confundindo o próprio motorista do ônibus mas também os usuários do sistema
A Emdec informou que na Campos Sales, ao todo, existem 11 pontos de parada, sendo nove do lado direito e dois no esquerdo. Disse ainda que das 65 linhas que descem a avenida, com a mudança, 47 permanecem com pontos do lado direito e 18 foram deslocados para o outro lado.
A empresa disse também que já foi feita uma nova adesivação, com as novas informações das linhas que atendem os pontos. Uma panfletagem também foi feita para orientar os usuários do transporte público.
O secretário de Transportes de Campinas e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro explicou que, com a mudança, não deverá mais haver o cruzamento dos ônibus na Campos Sales para descer a José Paulino, da direita para a esquerda.
Além da Campos Sales, foi implantada recentemente uma faixa exclusiva permanente na avenida Benjamim Constant. Para a próxima semana deve entrar em operação em horários determinados as faixas na Buarque de Macedo e Carolina Florence.