Com o fim das férias escolares, o trânsito volta a se intensificar em Campinas. Nas ruas, o motorista sente o reflexo. Para tentar minimizar o problema, a Emdec realiza a Operação Volta às Aulas, com ações que visam melhorar as condições de fluidez viária em torno de escolas e universidades que possuem grande fluxo de veículos e pedestres.
O trabalho procura melhorar os deslocamentos de alunos, pais, transportadores escolares, pedestres e demais motoristas. Agentes da Mobilidade da Emdec atuam nos horários de entrada e saída das instituições de ensino com maior impacto viário, onde a movimentação pode interferir na segurança e nas condições de circulação do trânsito.
São 15 unidades educacionais, entre escolas e universidades, que estão recebendo a ação: Aníbal de Freitas, Ave Maria, Carlos Gomes, Colégio Adventista de Campinas, Colégio e Escola Dom Barreto, Escola Americana, Imaculada, Liceu Salesiano, Metrocamp, Novo Anglo Tamandaré, Pio XII, Progresso Campineiro, PUC e Unip.
A Emdec adota as seguintes medidas: reserva de vagas, garantindo uma faixa de rolamento extra para desafogar o trânsito. Operação travessia, com orientação para alunos no portões das escolas. Operação embarque / desembarque, para que seja feito de forma segura e rápida, em local apropriado. Proibição de parada em fila dupla e de fechamento de cruzamentos.