Ouça ao vivo

Campinas ainda tem poucos sinais sonoros em semáforos

Campinas tem somente quatro semáforos com sinais sonoros. Para os deficientes visuais, uma realidade distante da ideal. Roberto Macedo está acostumado a andar pelas ruas do município. Ele diz que a solidariedade é sempre necessária no dia a dia.

Roberto foi membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Ele conta que há dois anos questionou a falta de sinais sonoros. Na época, segundo ele, a cidade contava ainda com três equipamentos. Como resposta, ouviu que o recurso exigia muito investimento.

O secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, foi questionado. Ele diz que a medida requer planejamento e confirma os valores altos. De acordo com ele, o sistema precisa estar integrado com os demais. Isso porque o controle tem que ser exato para não causar problemas.

Barreiro ainda evitou falar do número atual de dispositivos na cidade. Perguntado sobre isso, disse que os locais precisam ser estudados. A ideia é incluir a implantação a outras medidas de acessibilidade. Entre elas, a ampliação do modelo dos terminas e das calçadas da Glicério.

Atualmente, são quatro dispositivos: na Avenida Dr. Antônio Carlos Sáles Júnior,, em frente ao Centro Cultural Louis Braille, no Jardim Proença. Avenida Washington Luís, em frente ao Instituto Campineiro dos Cegos, no Jardim Leonor, e na Rua Jorge Figueiredo Corrêa, Chácara Primavera. Na Glicério, são oito pontos aptos, mas somente um está ativo por questões técnicas de segurança, no cruzamento com a Ferreira Penteado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.