As denúncias contra maus tratos dos animais atrásra poderão ser feitas online, com a criação da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal através de um projeto de lei sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, no último dia 06. A partir de atrásra, qualquer cidadão poderá registrar a queixa no portal da DEPA, que fica no site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
O projeto de lei foi apresentado pelo deputado estadual Feliciano Filho, depois de constatar que praticamente não havia denúncias relacionadas a maus tratos de animais nas delegacias físicas. Em contrapartida, muitas pessoas expunham casos de violência nas redes sociais, o que acabava gerando revolta, mas não era suficiente para haver investigação dos casos. Na delegacia eletrônica, o denunciante não precisa se identificar e pode enviar fotos e vídeos de animais em situação de risco. Registrada a queixa, a delegacia mais próxima do local indicado recebe a notificação e dá início às averiguações. Pela lei, em até 10 dias, o denunciante deve ser informado pela polícia sobre o andamento das investigações.
De acordo com o deputado estadual Feliciano Filho, além de ampliar os mecanismos de defesa animal, a DEPA será importante para a criação de um banco de dados estatísticos, que vão permitir que as autoridades façam o mapeamento da violência contra os animais. A presidente do conselho municipal de proteção e defesa dos animais de Campinas, Ingrid Menz, afirmou que o grande avanço com a criação da DEPA está no fato de que o denunciante terá uma resposta sobre as queixas num período de até 10 dias. Segundo ela, essa obrigatoriedade da polícia em ter que informar o andamento das investigações pode garantir que os casos registrados sejam realmente averiguados.
A DEPA pode ser acessada na página da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O endereço eletrônico é o www.ssp.sp.gov.br.