O dia D – dedicado exclusivamente ao emprego para pessoas com deficiência. Dia Nacional de Contratação da Pessoa com Deficiência e Reabilitados do INSS, nessa sexta-feira, das 9h às 16h, lotou o CPAT – Centro Público de Apoio ao Trabalhador no Centro de Campinas.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, em parceria com o Ministério do Trabalho, e acontece pela 3ª vez consecutiva. Silvia Garcia, coordenadora da área de emprego do CPAT, explica que são mais de 140 vagas de 26 empresas participantes de Campinas e região em 56 ocupações diferentes.
Ela explica que as vagas atingem diversos segmentos da economia para os setores de serviço, comércio e indústria, para pessoas com escolaridades do fundamental incompleto até superior completo. Waldecir de Souza tem deficiência intelectual e considera-se apto para várias funções.
Joelson dos Santos Santana, que tem deficiência em um dos braços, afirma que também pode realizar várias funções. Já Maria Gonçalves Lima, que tem nanismo, conta que está há pouco tempo desemprega. No site do CPAT é possível encontrar mais detalhes sobre o processo de seleção.