Ouça ao vivo

Greve dos bancários começa e muda rotina de campineiros

A greve dos bancários começou e ainda não se sabe quanto tempo as agências vão ficar fechadas. A categoria pede 14,78% de aumento salarial e iniciou o movimento após recusar a proposta de 6,5%.

Cientes da paralisação, muitos campineiros já se prepararam para evitar os atrasos, os juros e as multas. É o caso do comerciante Dênis Aguilera e da esposa, que se adiantaram e pagaram tudo de uma só vez. Já Bárbara Caroline se preocupa com os pagamentos que não podem ser feitos nos caixas eletrônicos.

O diretor do Procon Campinas, Ricardo Chiminazzo orienta. Segundo ele, o consumidor precisa ficar atento. Não só as datas de vencimento devem ser observadas, mas também os comprovantes e protocolos.

A greve foi definida em assembleia no dia primeiro e abrange ao menos 21 estados e o Distrito Federal. Em Campinas, houve reflexos logo pela manhã. A fila em uma agência do Banco Mercantil dobrou a esquina.

Os bancários querem reposição da inflação do período mais 5% de aumento real e valorização do piso no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese. Além disso, pedem PLR de três salários, mais de R$ 8,3 mil e outras reivindicações, como melhores condições de trabalho.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.