O jovem Tiago Henrique, de 17 anos, reclama que é impedido de entrar no Shopping Parque das Bandeiras, em Campinas, aos fins de semana e feriados. A situação acontece quando ele está sozinho ou com amigos e a alegação dos seguranças é de que a medida serve para evitar bagunça e tumulto no local.
Para Tiago, no entanto, o fato demonstra preconceito por ele ser negro e usar boné e correntes, já que outros adolescentes não são barrados na entrada. O jovem afirma que o acesso ao estabelecimento só é permitido na companhia dos pais ou algum responsável, ou então de segunda a sexta-feira.
Ele diz que o shopping fica perto de onde mora e é visto como a opção de lazer mais viável em toda a região. Por isso crê que o impedimento é abusivo. Impossibilitado de ir ao cinema, à praça de alimentação e de fazer compras nas lojas, principalmente aos sábados e domingos, se diz decepcionado.
Consultada, a Promotoria da Infância e Juventude de Campinas informou que o procedimento é ilegal e que o caso deve ser denunciado para que seja apurado. Em nota, a assessoria do Shopping Parque das Bandeiras informou que quando necessário, organiza a entrada de menores desacompanhados, com o intuito único de evitar aglomerações acima da capacidade de fluxo de pessoas nos corredores, que possam colocar em risco a segurança de todos, principalmente dos menores de idade.