Ouça ao vivo

Nova tecnologia traz mais segurança e agilidade em cirurgias craniofaciais

O Hospital Sobrapar Crânio e Face, referência no Brasil no tratamento de crianças e adolescentes com deformidades, está usando uma nova técnica que tem ajudado médicos a realizarem cirurgias craniofaciais mais rápidas e de forma mais precisa

O material é mais fino, pode ser esterilizado e tem textura e resistência muito mais parecidas com a do osso humano do que os materiais usados anteriormente.

O neurocirurgião pediátrico do Hospital Sobrapar e da Unicamp, Enrico Ghizoni, explicou que os moldes são feitos a partir de tomografias dos pacientes através de uma impressora 3D.

O médico comentou que as vantagens dessa tecnologia, além da redução em torno de 30% no tempo das cirurgias são as maiores chances de sucesso no procedimento em função da qualidade do material e também na possibilidade de treinamento de residentes nos moldes.

O Instituto Biofabris, sediado na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, é quem está fornecendo há dois meses os novos moldes para a Sobrapar. O neurocirurgião pediátrico do Hospital Sobrapar e da Unicamp, Enrico Ghizoni, ressaltou a importância do trabalho conjunto de vários profissionais para se chegar aos moldes.

O hospital tem parcerias com o Biofabris e o CTI Renato Archer para desenvolver materiais e tecnologias que modernizem o tratamento desses tipos de casos.

 

Imagem: Divulgação/ Enrico Ghizoni

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.