Ouça ao vivo

Após o fim da greve, agências bancárias registram grande movimento e longas filas

Após um mês completo de paralisação, a greve dos bancários foi encerrada na noite da última quinta-feira, e as agências bancárias voltaram a atender na sexta-feira. Por conta do longo período de greve, muitas demandas se acumularam, e isso refletiu no movimento das agências.

Em alguns bancos, grandes filas de clientes aguardando atendimento se formaram do lado de fora das agências. A situação aconteceu na última sexta-feira e também nesta segunda-feira. Na agência do Banco Mercantil, no Centro de Campinas, o movimento nesses dois dias foi intenso. Além de centenas de pessoas dentro da agência aguardando atendimento, do lado de fora uma longa fila dobrava a esquina, e fazia os clientes terem de esperar por mais de uma hora até serem atendidos.

Muitos deles eram aposentados, e recebem suas aposentadorias pelo mercantil, que só possuí uma agência na cidade. É o caso do metalúrgico Júlio Fidélis, que tentou ser atendido na sexta-feira, não conseguiu, e foi novamente ao banco nesta segunda-feira. “Vim na sexta-feira e não consegui ficar na fila, ela estava dobrando a (Avenida Francisco) Glicério, e fui embora para a casa, e deixei para vir segunda-feira, mas a situação está pior ainda”.

O aposentado Orivaldo Gomes Brito acompanhava seu cunhado, que precisava realizar o saque de sua aposentadoria na agência, mas após meia hora na fila, desistiu de esperar. “Tem 52 pessoas até chegar à boca do caixa, dentro do banco tem mais de 500 pessoas, não tem como entrar, vou embora e tentar vir amanhã, não tem condições de aguardar”.

Vários aposentados na fila reclamavam da situação. Outro problema apontado por eles é que o banco não teria seus terminais de autoatendimento abertos ao público nos horários em que a agência está fechada. Ou seja: não é possível realizar saques à noite, ou aos finais de semana e feriados.

Questionado sobre os problemas, o Banco Mercantil informou em nota que em decorrência do fim da greve dos bancários e da proximidade de um feriado nacional, muitos beneficiários se dirigiram à agência no mesmo período. Informou também que profissionais do banco auxiliam os clientes nas salas de autoatendimento, e que o banco dispõe de canais para os clientes consultarem a data do pagamento, como telefone, internet e cartazes nas agências.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) orienta que apenas os clientes que precisam realizar operações emergenciais se encaminhem às agências nesta semana, operações estas como pagamentos de contas já vencidas, ou saque de salários ou benefícios. Já quem não tem operações urgentes a realizar, a recomendação é que aguarde alguns dias, até o fluxo nas agências ser normalizado.

A Caixa Econômica Federal informou que na segunda e na terça-feira as agências abrem uma hora mais cedo para o atendimento ao público.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.