Ouça ao vivo

Campinas ganha novo mamógrafo e carreta realiza exames

Neste mês, Campinas ganha ações e meios para que os exames de mamografia sejam realizados de forma mais rápida e eficaz.

O Hospital Celso Pierro da Puc-Campinas passa ater um equipamento digital para os procedimentos. O investimento é de R$ 1,1 milhão, sendo parte do Ministério da Saúde e da mantenedora do Hospital. O coordenador do Serviço de Mamografia, Carlos Alberto Menossi, conta que o aparelho traz mais precisão no diagnóstico.

Antes desse mamógrafo, o Hospital da Pucc tinha dois aparelhos analógicos. Eles vão ficar desativados, mas podem ser usados em caso de necessidade.

A capacidade de exames realizados se mantém em 1400 exames/mês, que é o estabelecido em convênio com o SUS.

No Mário Gatti, até o dia 21 de outubro, a carreta do Hospital do câncer de Barretos fica estacionada para realizar mamografias de 400 pacientes que fizeram o agendamento.

Flaucídes Quirino é uma delas. A carreta agilizou o procedimento, mas não desafoga outras situações dentro do SUS.

Com o diagnóstico, questionamos o presidente do Mário Gatti se o sistema de saúde de Campinas está também preparado para exames complementares e tratamento, caso necessário. Ele disse que sim.

A orientação é fazer a mamografia anualmente a partir dos 40 anos. Quanto antes o diagnóstico, maior a chance de cura.
Para realizar o procedimento do SUS, deve fazer o agendamento através dos postos de saúde ou no caso da Pucc, no próprio Hospital.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.