Ouça ao vivo

Centenas de pessoas amanhecem na fila em busca de agendamento médico em Campinas

Muitos amanheceram na fila em busca do agendamento médico (Foto: Riba Ribeiro/Divulgação)

Centenas de pessoas foram ao Centro de Saúde do Campo Belo, em Campinas, na manhã desta quarta-feira, em busca de agendamento médico. A fila já era grande nas primeiras horas da manhã, antes mesmo de o dia clarear. Vários dos presentes reclamaram da situação.

Após uma espera de mais de quatro horas, o porteiro Almerindo Neris Almeida, que tem mais de 60 anos, conseguiu agendar uma consulta com o clínico geral para o mês de novembro. “Eu saí de casa 5h e fiquei até agora para chegar, consegui marcar para novembro com o clínico geral”.

Ele afirmou que a situação não é inédita, e que os usuários do centro de saúde enfrentam o problema de tempos em tempos. “Aqui nesse posto é sempre devagar, sempre tem muita gente e poucos médicos, mas eles não tem culpa. A farmácia está fechada, não atende, não tem remédio. Hoje havia cerca de 500 pessoas na fila, e teve gente que só conseguiu agendar consulta para dezembro”.

Segundo nota da Secretaria da Saúde, somente no período da manhã desta quarta-feira, haviam sido distribuídas 400 senhas para marcação de consultas, e ainda restavam consultas disponíveis.

A Secretaria informou também que determinou alteração no sistema de agendamento do Centro de Saúde Campo Belo. Atualmente, a agenda para atendimentos médicos é disponibilizada a cada dois meses, e as marcações podem ser feitas enquanto houver vaga.

Os agendamentos são apenas para consultas de rotina; atendimentos de urgência e emergência, como casos de dores agudas, são priorizados e feitos no mesmo dia. Ainda de acordo com a pasta, o CS conta com quatro equipes de saúde da família, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.