Os distritos policiais de Campinas paralisaram suas atividades por uma hora nesta quarta-feira, dentro da chamada Operação Nocaute, movimento que pede mais investimentos para a segurança pública no estado de São Paulo. A justificativa pela manifestação estaria na atual situação da polícia civil, que apresentaria estrutura precária resultando na queda da qualidade dos serviços prestados pela população. No período entre meio dia e 13 horas, os policiais cruzaram os braços e suspenderam o atendimento.
Durante a manifestação, os policiais entregaram uma carta aberta à população, informando sobre a atuação situação da polícia civil do estado. A proposta era buscar apoio junto a opinião pública. Segundo os policiais, a contratação de novos profissionais não alcançaria nem 1/3 do déficit de funcionários gerado ao longo dos anos. O delegado da segunda delegacia seccional de Campinas, José Henrique Ventura disse que nos dias em que a Operação Nocaute acontece, há um reforço no quadro de funcionários para que não haja prejuízos para a população.
Após o período de paralisação, todos os distritos policiais de Campinas voltaram a funcionar normalmente. A Operação Nocaute aconteceu em todo o estado de São Paulo.