Quem precisou ir a uma agência bancária, na hora do almoço, nessa segunda-feira, em Campinas, teve que ter muita paciência para conseguir ser atendido. Em várias delas, na região central os clientes tomaram aquele conhecido “chá de cadeira”.
Embora haja uma lei que estabelece o tempo máximo de espera para o atendimento, isso acabou não sendo cumprido. De acordo com a lei, em dias normais o tempo máximo é de 15 minutos.
Já às vésperas e após os feriados prolongados, os clientes podem esperar por até 25 minutos. Em dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais o tempo máximo para ser atendido é de 30 minutos.
O diretor do Procon Campinas, Ricardo Chiminazzo, afirmou que equipes do Procon têm fiscalizado as agências esses dias.
Chiminazzo comentou que as pessoas que tem smartphone podem baixar o aplicativo “Procon Campinas” e através dele fazer a denúncia online que por meio dela, o órgão de defesa já pode autuar o banco.
Uma outra forma de acionar o Procon é por meio do número 151. Para efeito de controle do tempo de atendimento, os estabelecimentos bancários devem fornecer bilhetes ou senhas, onde constarão, impressos, os horários de recebimento da senha e atendimento junto aos caixas.