Ouça ao vivo

Secretário de Saúde recomenda que campineiras acima de 40 anos façam mamografia

Dados da secretaria de saúde de Campinas mostram que nesse ano 69 mulheres já morreram vítimas do câncer de mama no município. No ano passado todo foram 109 mortes, fazendo da doença a que mais mata mulheres em Campinas. A cura, no entanto, pode chegar a 95% quando a detecção é precoce. E para isso, é necessária a adesão em massa do público alvo.

Em Campinas, a secretaria de saúde fez um estudo considerando os últimos 15 anos e verificou a necessidade de recomendar a mamografia a partir dos 40 anos e não dos 50, como preconiza o Ministério da Saúde.

Já aquelas que têm um histórico familiar da doença a recomendação é que façam o exame a partir dos 30 anos. Nesse caso é feita a ultrassonografia e não a mamografia.

O secretário de saúde de Campinas, Cármino de Souza, explicou essa alteração da idade preconizada pelo Ministério

O secretário citou três fatores que possam inibir as mulheres a fazerem o exame: o medo, o preconceito e a influência do companheiro

Para o Brasil todo, em 2016, são esperados 57.960 novos casos de câncer de mama. Diante dos números, Cármino de Souza lembra da importância do autoexame

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.