Ouça ao vivo

13° salário pode ser pago fora do prazo em cidades da RMC diante da crise

Após a prefeitura de Campinas anunciar o parcelamento de salários de servidores que ganham acima de R$ 5,4 mil, a reportagem fez um levantamento da situação financeira dos municípios da Região Metropolitana.

Nesse final de ano, a principal dúvida é em relação ao 13° salário. No caso de Campinas, apesar da medida em relação aos vencimentos, o prefeito Jonas Donizette garantiu que as parcelas do benefício serão pagos até o final do ano, dentro dos prazos legais.

Até a manhã desta terça-feira, dia 29, algumas administrações não tinham certeza se vão conseguir pagar a primeira parcela, que por lei, deve ser depositada até o dia 30 de novembro. Nessa situação está, por exemplo, Santa Bárbara d’Oeste.

Pedreira informou que a 1° parcela já foi paga e há uma previsão, mas não certeza de que a 2° seja paga até o prazo legal de 20 de dezembro. Situação semelhante é a de Nova Odessa.

Em Monte Mor houve um acordo com o sindicato e a 1° parcela deve ser paga entre o dia 15 e 20 de dezembro e  2° entre 20 e 30 de dezembro.

Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Morungaba e Paulínia informaram que a 1° parcela já foi paga e a 2° deve ser quitada dentro do que prevê a lei.

Valinhos informou que á foram pagas duas parcelas em abril e agosto, para quem optou por essa opção. Os servidores puderam escolher ainda pela parcela única que segundo a administração será paga em dezembro.

Em Vinhedo, os servidores puderam escolher por receber antecipadamente e quem não fez essa opção irá receber a 1° parcela até o dia 30 e a 2° até 20 de dezembro. Essas datas foram asseguradas pela assessoria de imprensa.

Entramos em contato com as prefeituras de Americana e Sumaré que nos últimos meses chegaram a parcelar salários, mas até o fechamento dessa reportagem não houve retorno sobre nossa solicitação referente aos salários e 13°. Americana, inclusive, está com decreto de calamidade financeira. Cosmópolis e Jaguariúna também não se pronunciaram até o fechamento da reportagem.

Não conseguimos contato com as prefeituras de Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Holambra e Santo Antônio de Posse.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.