Depois do rompimento do PC do B com o governo de Jonas Donizette, o vereador Gustavo Petta, único parlamentar eleito pela legenda, afirmou que não vai se aliar a oposição na Câmara Municipal. Ele disse que vai manter uma postura neutra no plenário. A cisão com o PCdoB aconteceu um dia depois de o vereador Gustavo Petta ter votado contrário ao projeto que autoriza a Prefeitura de Campinas a utilizar verbas do superávit do Fundo Previdenciário do Camprev para pagar salários dos aposentados.
Já no dia seguinte ao voto de Petta, o governou municipal reagiu e começou a exonerar os funcionários comissionados ligados ao partido. Entre eles estão Fernando Pupo, que era responsável pela secretaria de planejamento e o diretor de cultura Gabriel Rapassi. Segundo o vereador Gustavo Petta, a postura que será adotada no legislativo será de independência. Sobre a postura da administração em demitir os comissionados indicados pelo PC do B, Gustavo Petta disse que o processo faz parte das atribuições do prefeito.
A prefeitura ainda não informou quem substituirá Fernando Pupo na secretaria de planejamento. O anúncio do novo secretário deve ser feito nos próximos dias.