Ouça ao vivo

Governo aumenta imposto para revenda de veículos e irrita empresários

O governo paulista modificou a base de cálculo do ICMS incidente sobre a comercialização de veículos usados. A medida, que passa a valer em 2017,  mobilizou os revendedores.

Com a medida, via decreto, a base de cálculo do imposto, antes reduzida em 95%, passará a ter uma redução de 90% do valor total do veículo. Na prática, isso significa que a base de cálculo, que até então equivale a 5% do valor do veículo, será ampliada para 10% do seu valor.

Em Campinas, os revendedores  já se reuniram para analisarem as medidas que podem ser adotadas. O diretor da Associação dos Revendedores de Veículos da região de Campinas, João Sidney da Silva, criticou a medida adotada já que não houve, segundo ele, debate com o setor, ainda mais em época de crise econômica.

Segundo ele, os ganhos não são mais os mesmos de outras épocas. Hoje, ele exemplifica, que para cada R$ 1 mil que fatura com uma venda, o lucro não chega a 10%.

Segundo Silva, o setor emprega cerca de 1,5 mil pessoas só em Campinas e na região são cerca de 2,8 mil trabalhadores. Embora não estejam nos planos dos revendedores, o aumento dos custos pode resultar em demissões

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.