Ouça ao vivo

Aproximadamente 60 mil prestaram o Enem na RMC

arquivo/cbn

90 mil pessoas se inscreveram para prestar o Enem na Região Metropolitana de Campinas. A prova foi realizada em 16 das 20 cidades da RMC, e levando-se em conta a abstenção no estado de São Paulo, que foi de 32%, pouco mais de 60 mil pessoas compareceram aos locais de prova neste final de semana na região.

A abstenção Paulista ficou pouco acima da média nacional, que foi de 30%. No país, dos 8,3 milhões de inscritos, 5,8 milhões compareceram aos locais de prova, e 2,5 milhões se ausentaram.

Em Campinas, 34 mil pessoas se inscreveram, e novamente levando-se em conta a abstenção estadual, 22 mil compareceram aos 18 locais de prova na cidade. O transito foi intenso na chegada a parte desses locais. No local com maior número de inscritos, a Unip Swift, apesar de congestionamentos na região, a maioria dos alunos chegou com boa antecedência, e, no sábado, apenas quatro pessoas chegaram após o fechamento dos portões.

Uma delas foi Jucelene Barbosa, que prestaria o Enem para conseguir entrar em uma faculdade e cursar enfermagem. Ela chegou ao portão menos de um minuto após ele ter sido fechado, e conta que se atrasou por conta do trânsito.

Alguns que trabalhavam na entrada divulgando de instituições de ensino até tentaram argumentar com o responsável pela portaria para que ele deixasse Jucelene entrar, mas não teve jeito.

Campinas foi a terceira cidade em número de inscritos em todo o estado, ficando atrás apenas de Guarulhos e São Paulo, que são justamente as duas cidades do estado que possuem maior população do que  Campinas.

Depois de Campinas, a segunda cidade da RMC em número de inscritos foi Indaiatuba, e a terceira, Sumaré, ambas com mais de 7 mil inscritos. Hortolândia e Americana vem em seguida, com mais de 6 mil inscrições cada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.