CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Astrônomo rejeita título de superlua e afirma que fenômeno não traz novidade

O fenômeno da superlua, que pôde ser visto nesta segunda-feira, não é tão impressionante como foi noticiado, segundo o astrônomo do Observatório Municipal de Campinas, Júlio Lobo. Ele explica que

Astrônomo rejeita título de superlua e afirma que fenômeno não traz novidade
Foto: Divulgação

O fenômeno da superlua, que pôde ser visto nesta segunda-feira, não é tão impressionante como foi noticiado, segundo o astrônomo do Observatório Municipal de Campinas, Júlio Lobo. Ele explica que não há muita diferença entre o que foi visto e um período de Lua cheia normal. O fenômeno acontece quando o perigeu da Lua, ou seja, o ponto da órbita mais próximo da Terra coincide com a Lua Cheia. Para o astrônomo, o termo ‘super’ não poderia ser empregado para justificar o acontecimento, já que o campo de visão do satélite altera pouco, chegando em muitos casos a ser até mesmo imperceptível. Segundo Júlio Lobo, o que acontece é uma indução psicológica sobre o fenômeno, que não pode ser visto a olho nu.

Mesmo com o uso errado do termo, a repercussão do fenômeno é interessante para a área, segundo o astrônomo Júlio Lobo. Ele acredita que as pessoas se mostram mais interessadas, dando margem para que os profissionais expliquem quando são divulgadas informações incorretas. De qualquer forma, o campineiro não teve a sorte para acompanhar a aproximação da lua nesta segunda-feira, que teve tempo nublado em grande parte da cidade durante todo dia. Até mesmo o Observatório Municipal de Campinas cancelou o evento que havia programado para que a população acompanhasse o fenômeno.

Conteúdos