A multinacional japonesa do setor têxtil Toyobo anunciou hoje o encerramento das atividades de sua fábrica em Americana, e a demissão dos 400 funcionários, número que inclui também trabalhadores terceirizados. Os 300 trabalhadores diretos já foram desligados.
A empresa, que já chegou a ter mais de mil funcionários em Americana, produz fios e tecidos de algodão e mistos em poliéster, elastano, Tufcel e Zylon. A diretoria da empresa informou que o encerramento das atividades ocorre devido à crise econômica e política nacional, e a perda da competitividade global.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, os funcionários estão sendo dispensados com licença remunerada, e assinarão o aviso-prévio a partir do dia 10 deste mês.
A empresa está no país desde 1950, e a unidade de Americana funciona desde 1962. A produção de Resinas Termoplásticas para o setor automobilístico, que ocorre em Americana, será mantida, assim como atividades realizadas na unidade da empresa na cidade de Salto (SP).