Nesta quarta-feira (30/11) termina o prazo legal para o pagamento da 1° parcela do 13° salário e a prefeitura de Americana já informou que não conseguiu pagar e não há previsão para isso.
A cidade decretou estado de calamidade financeira, tem parcelado salários e a instabilidade e incerteza são grandes na administração municipal. Para se ter uma ideia, há duas semanas a prefeitura está sem Secretário na pasta da Fazenda e não há muitas definições quanto ao futuro quando falamos dos salários e dos benefícios.
Essas informações foram passadas pela assessoria de imprensa. E a situação de Americana já fez o sindicato aprovar uma nova greve na cidade.
Outro município da Região Metropolitana de Campinas que não conseguiu pagar a 1° parcela do 13° é Sumaré, que já há algum tempo também tem parcelado os pagamentos.
Não foi dada uma previsão de quando isso será feito e também não houve detalhamento sobre os salários a serem pagos em dezembro.
No caso de Campinas, o prefeito Jonas Donizette, anunciou o parcelamento de salários de servidores que recebem mais de R$ 5,4 mil, mas medida não atinge o 13°, que inclusive, conforme confirmado pela administração já teve a 1° parcela debitada na conta dos funcionários públicos.
Em Monte Mor, a 1° parcela do 13° também não foi paga nessa data, mas a administração informou que houve um acordo com o sindicato e a o pagamento deve ocorrer entre os dias 15 e 20 de dezembro.