A Polícia Federal de Campinas e a Prefeitura de Itupeva firmaram um convênio para cooperação técnica e de efetivo. Enquanto o Executivo de Itupeva vai ceder dois funcionários à PF, cursos serão oferecidos pelo órgão à Guarda Municipal da cidade.
Segundo o delegado da Polícia Federal, Paulo Víbrio Júnior, parcerias semelhantes já existem com Campinas e Paulínia. Ele explica ainda que as capacitações oferecidas como contrapartida aos guardas devem envolver diversas áreas de formação. Entre elas, inteligência, aulas de aperfeiçoamento de tiro e também de procedimentos administrativos e disciplinares.
Para o prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon, do PSB, o município ganha mais segurança com o apoio da Polícia Federal. Os dois funcionários do Executivo de Itupeva são da Guarda Municipal e do setor administrativo e vão trabalhar na sede da PF em Campinas.